terça-feira, 15 de novembro de 2016

Viagem aos Lençóis Maranhenses by Elisa Alencar e Bal Ramalho

Lençóis Maranhenses

Nas minhas férias de agosto de 2016 (uhuu!), saímos de Brasília tendo como destino o Nordeste. Após muito pensar sobre destinos interessantes, decidimos fazer um tour pela região, passando pelo Maranhão (São luís e Lençóis), Paraíba (João Pessoa, campina Grande e Cabaceiras) e Alagoas (São Miguel dos Milagres). O nosso primeiro destino foram os Lençóis Maranhenses, como sinalizei no título desta postagem.

Os Lençóis maranhenses formam um parque natural e não existe hospedagem dentro dele. A pessoa tem que ficar em uma das cidades de apoio e nós escolhemos nos hospedar em Barreirinhas, que fica a 275 km de São Luís.

A viagem de Brasília até Barreirinhas foi muito cansativa (mesmo). Pegamos um avião para São Luís e chegando lá alugamos um carro para dirigir até Barreirinhas. Sinceramente, achei que deveríamos ter contratado um transfer para fazer esse percurso.....

É que a estrada é bastante perigosa.... embora a pista seja bem conservada, a maior parte do percurso não é duplicada e nos deparamos com um enorme tráfego de caminhões. Isso fez com que nossa viagem de carro durasse quase 4 horas. Além disso não existe sinal de celular na estrada e só avistamos pequenos povoados, nenhuma estrutura de apoio para ajudar se, por exemplo, o carro quebrasse.

Assim, se quer meu conselho, sugiro que contrate um transfer já que o pessoal que trabalha com o serviço á está acostumado a fazer o percurso e deve saber lidar melhor com eventualidades. Se for de carro, que seja de dia, nunca nunca de noite. Existe, ainda, a possibilidade de ir de ônibus até Barreirinhas.

Chegamos a Barreirinhas às 18h e fomos direto para o hotel, o Porto Preguiça Resort, lugar que causou uma excelente impressão já de cara. Jantamos no restaurante do próprio hotel e devo dizer que achei a comida deliciosa. Pedimos um camarão com molho de tomate e vinho branco que custou R$ 92,00 e servia duas pessoas . De sobremesa, um delicioso sorvete de tapioca.

A cidade de Barreirinhas não tem muita infraestrutura e não se tem o que fazer muito na night, tendo apenas uma pequena orla, onde estão os melhores restaurantes da região. Espero que o governo do Estado invista mais na região, melhorando tanto a vida dos moradores locais quanto os turistas que visitam os Lençóis Maranhenses.

No outro dia fizemos os passeios para os Lençóis e estava muito ansiosa para ver o paraíso de que tanto falam.

Conhecendo os Lençóis Maranhenses

A primeira impressão que tivemos do hotel não foi falsa: ele realmente é uma delícia de lugar. Tudo é muito bem cuidado e cada cantinho é pensado para o conforto e relaxamento dos hóspedes. Fomos informados que seria melhor fazer o passeio no parque dos Lençóis no período da tarde, por conta do sol, e aproveitamos para curtir o hotel pela manhã.

O hotel é muito bem decorado, rústico/sofisticado, com vários bangalôs espalhados pela grande área do lugar. Tem até uma capela perto da recepção do hotel. Agora, acho que o atendimento precisa ser aprimorado, não que eles sejam chatos e desagradáveis, mas é um atendimento frio e nem simpatia. O lugar é tão bonito que merecia uma equipe mais treinada e bem-humorada.

O hotel ainda possui um píer particular, onde se pode atracar seu barco. No nosso caso, serviu para pintar as belezas da região (rsrsrs).

Passamos a manhã na maravilhosa piscina do hotel. Ela tem o fundo coberto de areia e isso faz com que a sua água seja diferente de uma forma difícil de explicar. Parece que você está tomando banho em algum lugar que é um misto de piscina e mar.

O almoço no hotel também não deixou a desejar. Pedimos um peixe ao molho de camarão com pirão. Estava muito bom, mas, esse prato pesou bastante no passeio que fizemos de tarde. Assim, meu conselho para quem vai fazer o passeio aos Lençóis é o de comer coisas leves pela manhã (nada de pirão, pelo menos).

Agora, vamos ao que importa, o Passeio!

A visita ao parque dos Lençóis só pode ser feito através de agências de turismo. Escolhemos a agência São Paulo Ecoturismo (http://saopauloecoturismo.com.br/), que fica no centro de Barreirinhas e posso dizer que ficamos bastante satisfeitos com o serviço do grupo. Às 14h um carro da agência chegou para nós pegar no hotel. Na verdade, o carro que nos pegou era uma atração a parte: uma Toyota Bandeirantes com cadeiras acopladas na carroceria.

Fizemos o Circuito da Lagoa Azul. Abaixo mais detalhes e o preço do passeio.

Informações Gerais:
  1. Atividades: Passeio 4×4 e caminhada.
  2. Duração: 04:30h
  3. Saída: diária, em passeios privativos. Passeios regulares sob consulta
  4. Horários:
    manhã→saída às 09:30h, chegada às 14:00h.
    tarde→saída às 14:00h, chegada às 18:30h.
  5. Percurso: 12 km em veículo 4×4 (30 a 50 minutos) em trilha de areia, seguido de caminhada pelas dunas de 1,5 Km (de 25 a 30 minutos) até a Lagoa do Peixe acompanhado de um condutor-guia.
  6. Visita ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses no circuito da Lagoa Azul, que é composto pelas seguintes lagoas: a Lagoa da Preguiça, Lagoa da Esmeralda, Lagoa Azul, Lagoa da Paz e Lagoa do Peixe (única presente o ano todo).
  1. Período de Lagoas cheias: Geralmente vai de março/abril até 1° quinzena de setembro. Porém esse período pode variar de acordo com o inicio e volume de chuvas de cada ano. O melhor é entrar em contato conosco para maiores detalhes sobre a época que deseja visitar a região.
  2. Período de seca: de setembro a março. Porém em ano de muita chuva na região o período de seca pode diminuir.
  3. Ambientes visitados: mata de restinga e cerrado. Dunas e lagoas de água doce.
  4. Valor em saída regular: R$70,00 p/ pessoa.
  5. Valor em saída privativa: sob consulta
  6. Observações:
  • OBS.1. A Lagoas do Peixe é única perene (presente o ano todo). As demais secam em determinada época do ano.
  • OBS.2. No período de Fevereiro a maio, o céu possui maior quantidade nuvens, devido a época chuvosa o que pode dificultar a visão do por do sol.
O percurso até o parque é, digamos, difícil. O carro balança muuuuuuito enquanto atravessa uma trilha de 10 km de areia fofa aberta por entre a vegetação local. Mas isso não é capaz de tornar desagradável ou de diminuir o prazer de observar os locais lindíssimos por onde passamos, que já davam uma pequena amostra do que estava por vir.

Talvez não seja o passeio ideal para alguém que tenha problema com impacto..... de nossa parte, passamos o percurso inteiro arrependidos do almoço pesado que comemos. E, para as meninas que se incomodam, recomendo seriamente que usem um top de academia daqueles bem reforçados.

Chegamos aos Lençóis depois de uns 20 minutos balançando sem parar. Acho que nada do que eu escreva é capaz de transmitir a beleza e exuberância daquele lugar. Eu nunca tinha visto tanta areia em toda minha vida, uma areia branquíssima, quase uma purpurina de tão fina e brilhante, amontoada em montanhas e montanhas sem fim. Algumas lagoas estavam secas ou não muito cheias por causa do período que visitamos o lugar, mas, incrivelmente, isso não tira a beleza e o local é IMPERDÍVEL.

No meio das montanhas, enormes lagoas formadas pela água das chuvas, onde parávamos para tomar banho e apreciar a exuberância da natureza. Um passeio maravilhoso, daqueles para lembrar para sempre com vontade de voltar.

Caso você tenha apenas poucos dias de viagem, recomendo o passeio acima. Contudo, existe outro passeio muito legal, o de Voadeira pelo Rio Preguiças, com paradas nos povoados de Vassouras, Mandacarú (Farol Preguiças) e na praia do Caburé. Abaixo mais informações do passeio.

Informações Gerais:
  1. Atividades: Passeio náutico e caminhada.
  2. Duração: 7:30 h
  3. Saída: diária, em passeios regulares ou privativos.
  4. Horários: saída às 08hs:30min, chegada às 16:00h
  5. Percurso 36 Km (60 minutos) pelo Rio Preguiças em lancha voadeira, até a Praia do Caburé.
  6. Visita a Área de Proteção Ambiental dos Pequenos Lençóis (APA), incluindo as seguintes paradas:
  • 1º parada – Povoado de Vassouras: Pequenos Lençóis e o Rio Preguiças. Duração da parada entre 30 a 50 min;
  • 2º parada – Povoado de Mandacaru: vila de pescadores, Farol das Preguiças e artesanato local. Duração da parada entre 30 a 40 de min.
  • 3° parada e destino final, Praia do Caburé: Península localizada entre o rio e o mar. A Praia do Caburé possui quatro pousadas e cinco restaurante. Duração da parada de 2: 30 a 3 horas.
  • *Atins:o destino pode ser prolongado até Atins (Pequena vila onde está a foz do Rio Preguiças), para roteiros personalizados.
  • *pode pernoitar em Caburé ou Atins.
  1. Período de Lagoas cheias: Geralmente vai de março/abril até 1° quinzena de setembro. Porém esse período pode variar de acordo com o inicio e volume de chuvas de cada ano. Entretanto como as lagoas não são a principal atração deste passeio, a presença delas não é tão significante como no passeio dos Grandes Lençóis.
  2. Período de seca: de setembro a março. Porém pode variar de um ano para o outro.
  3. Ambientes visitados: Dunas, Lagoas de água doce, Rio, Igarapés, Manguezais e praia.
  4. Valor em saída regular: R$ 80,00 p/ pessoa (sem pernoite no Caburé).
  5. Valor em saída privativa: sob consulta
  6. Observações:
  • OBS.1. As lagoas dos Pequenos Lençóis não são perenes, ou seja, secam em determinada época do ano.
  • OBS.2. Não é aconselhável navegar durante a noite (maior risco devido a visibilidade e redes de pescas que são colocadas durante o período noturno pelos pescadores da região, por isso para passeios privativos aconselhamos retorno e/ou saída antes do por do sol.
  • OBS. 3. Crianças acima de 12 meses devem ir sentadas em banco individual, vestindo colete.
  • OBS. 4. A refeição do almoço é realizada no Caburé (não inclusa nos valores acima).
  • OBS.5. O uso de colete salva vidas é obrigatório.
  • OBS.6. Passageiros com bagagem pode ser cobrado valor extra.
A lancha chamada "voadeira" realmente é muitoooo rápida. A beleza natural dessa região do Brasil encanta quanto mais se percorre a imensidão do lugar. Impressionante que a infraestrutura turística ainda é bastante precária para ser um destino turístico conhecido internacionalmente. Encontramos muitos turistas europeus e americanos lá.

Enfim, a primeira parada foi no povoado de Vassouras, onde fica um barzinho que tem como atração turística os macacos. Além disso, várias dunas ao redor do local, mas já estávamos exaustos com as descidas e subidas nas dunas no dia anterior. O bar é bom para descansar e reabastecer antes de ir para a próxima parada, mas achei que o tempo no local poderia ser menor.

Depois seguimos para o povoado de Mandacarú, onde fica o farol Preguiças. A única atração do povoado é o farol. Achei desnecessário essa parada e a vista lá de cima do farol não tem nada demais. São 35 metros de subida de escada até o topo, então prepare as canelas.

Daí partimos para a melhor parte do passeio, a praia de Caburé. Ela é bem diferente das praias que a gente já visitou, já que apenas uma pequena extensão de areia separa o rio do mar. Muito bonito e interessante o local. Apenas se deve ter cuidado nas partes do encontro do mar com o rio, pois a correnteza é muito forte e algumas pessoas já morreram no local. Tomamos banho tanto no rio quanto no mar. Delícia!!!

Além disso, almoçamos no restaurante Cabana do Peixe. Gostei muito da comida. Pedimos um filé de peixe frito com pirão e arroz. Delicioso!!! Os preços são razoáveis para esse destino turístico.

Esse passeio dura quase o dia inteiro, então nos três dias de viagem só visitamos as lagoas dos Lençóis Maranhenses e percorremos o rio Preguiças, com as paradas nos povoados. Mas percebi que existem outros passeios imperdíveis que preencheriam facilmente uma semana ou mais de viagem. Fizemos apenas os passeios básicos e já ficamos bastante deslumbrados com a beleza da região.

Outro local interessante para se visitar em Barreirinhas é a orla da cidade. É bem pequena, mas tem muito artesanato local e bons restaurantes.

Almoçamos no restaurante "A Canoa". Excelente comida e bom custo-benefício. Podem ir sem medo de ser feliz.

Assim, chegamos ao final da nossa jornada por esse lugar ainda pouco explorado no interior do Maranhão. As imagens do pôr do sol nas dunas ficaram guardadas para sempre na nossa memória.