domingo, 15 de fevereiro de 2015

As cidades de Fátima e de Coimbra - Portugal

Catedral de Fátima
Logicamente que em viagens sempre comparamos os países que conhecemos, mas não vou fazer isso com Portugal. Cada lugar tem seus encantos e, por mais que tenhamos decepções como a população local, sempre é bom conhecer novas culturas e expandir seus horizontes.

Chegamos em Porto e enveredamos para Coimbra, contudo, passamos na cidade de Fátima para visitar a sua Catedral, símbolo religioso dos católicos.

A fé das pessoas da região provocou-me bastante reflexão sobre a vida. Existiram momentos nas minhas viagens que fiquei com esse sentimento como na Basílica de São Pedro no Vaticano, na Notre-Dame de Paris e nas Cordilheiras dos Andes no Chile.

Fátima é um daqueles locais especiais para se entender melhor. Não sou tão católico quanto deveria ser, mas aquele lugar me trouxe várias lembranças de pessoas queridas. Essa visitação à catedral não pode ser deixada de lado, não importa a sua crença.


Os pastores que avistaram a Virgem Maria




Seguimos viagem para Coimbra, onde ficamos hospedados na casa dos meus sogros, em um bairro residencial muito bom, perto de um Shopping.



Jantamos no restaurante do Hotel D. Luís. A visão do rio Mondego e de Coimbra à noite do hotel é muito bonita. Valeu a pena o jantar pela excelente vista.




Partimos cedo para conhecer o museu de Conímbriga, onde ficam as ruínas da antiga cidade romana de mesmo nome. Passeio muito interessante e com muitas informações sobre a civilização romana. Reserve pelo menos 1 hora e meia para conhecer calmamente a região.


Ruínas de Conímbriga



Fomos para um local no centro da cidade, bem charmoso, chamado de Largo da Portagem. Almoçamos por essa região. É incrível a semelhança das cidades portuguesas com o Brasil (lógico!). Em cada esquina tem um cantinho parecido com a nossa terra. 


Claro que não poderíamos deixar de conhecer a famosa Universidade de Coimbra, e sua Biblioteca Joanina, onde os alunos vestem-se como os personagens de Harry Potter.

Universidade de Coimbra
O passeio para Coimbra vale só para conhecer este local. A biblioteca é fantástica!!! Com muita madeira extraída da nossa Amazônia e muito ouro trazido do Brasil. Atração imperdível.


Ainda deu tempo de conhecer a catedral da Sé Nova. Muito bonita. Percebi que a maioria das igrejas de Portugal são bem mais simples do que as italianas, francesas ou alemães. Além disso, a feição dos anjos, dos profetas ou do messias retratada pelos escultores da época é alegre e singela.

Interior da Catedral da Sé Nova

Apesar de não ter achado que Coimbra é um local imperdível em Portugal, esta terra tem seus encantos como a bela biblioteca Joanina.

P.S.: Mais informações sobre o roteiro, clique no link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário