terça-feira, 27 de maio de 2014

Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros - O Nordeste na sua melhor forma



         
         Minha esposa e eu viajamos para Porto de Galinhas algumas vezes, que fica localizado no município de Ipojuca (saindo da cidade de Recife demora cerca de 45 minutos) e, como toda praia do Nordeste, é muito bonita e quentinha (bem diferente das praias do Sul do Brasil).
           Ficamos no hotel Pontal de Ocaporã, que fica de frente para o mar, no Pontal do Cupê, mais ou menos a 300 metros de onde se formam as piscinas naturais da praia de Muro Alto. Entretanto, não fica no centro de Porto. Então, o carro deverá ser um item obrigatório para conhecer a região, já que os táxis e as empresas turísticas são bem caros em qualquer época do ano.



           É um hotel que tem contato direto com a natureza, no estilo das cabanas polinésias. Muito agradável. O tamanho dos quartos é muito bom, sempre limpo, sem barulho, entretanto é bem simples. Não vá esperando aqueles hotéis luxuosos. Existem ainda vários animais soltos pelo hotel, como os curiosos e engraçados saguis.
          O café da manhã é completo e muito gostoso, com frutas da região e uma tapioca deliciosa feita na hora. Enfim, recomendo o hotel, pois não é caro para Porto. A diária fica entre 250 a 550 reais, dependendo da época da hospedagem.
 Entretanto, se você quer conforto, localização e uma superestrutura, o Resort Nannai é o mais comentado e bem avaliado do Tripadvisor, inclusive alguns amigos que ficaram neste hotel só falam maravilhas dele. A diária é bem cara, perto dos 1000 reais na alta temporada. Fica na praia de Muro Alto.
            Como é sabido, os passeios resumem-se praticamente à praia, que, por sinal, estão entre as mais bonitas do Brasil.
            A praia que fica no centro de Porto de Galinhas é muito bonita, com várias piscinas naturais, podendo alimentar os peixes que ficam ilhados, quando a maré está baixa (a partir de 0.3 m de maré já dá para ver bem as piscinas naturais). É bom olhar antes a tábua da maré para saber a melhor hora de visitar a praia (pode ser encontrada em: http://www.mar.mil.br/dhn/chm/tabuas/).



           Atente-se ao fato de que a maioria dos barzinhos de beira de praia cobra apenas para sentar, mesmo que você não compre nada na barraca, terá que pagar uma taxa para o bar por ter usado a cadeira deles (um serviço bem relevante, não acham?).
Então, antes de sentar em alguma barraca, pergunte também se tem consumação mínima. Lembro que a maioria dos bares têm como consumação mínima 50 reais. Mas como tudo na praia é bem mais caro que no centro da cidade, uma isca de peixe com batatas fritas já vai cobrir o valor da consumação exigida.
Não tenho nenhum bar para indicar porque não gostei de nenhum que fui. Apenas peça um tira-gosto e bebida. Não almoce na praia. Não vale a pena.



Agora, para almoçar, tem um restaurante que é imperdível, o Barcaxeira. Ele é bem simples e pequeno, mas sempre está lotado e a comida é inesquecível. Os pratos são bem fartos. Peça o escondidinho de camarão que é feito com mandioca. Não tem igual. O valor dos pratos são bem baratos. Acho que o almoço não passa de 50 reais para um casal. Fica no coração desta vila de pescadores.



Porto de Galinhas era uma antiga vila de pescadores que se transformou em “point” dos aventureiros e endinheirados do nordeste, assim como a praia de Pipa, no Rio Grande do Norte e Arraial D´ajuda, na Bahia. Atualmente é destino certo para casais em lua de mel e famílias que procuram descanso.
No centro da vila tem várias lojas de artesanatos, bares, cafés, restaurantes, sorveterias etc. É mais agitado a noite, uma vez que durante o dia as pessoas vão estar tomando sol na praia.



Tem caixa eletrônico de quase todos os bancos e a maioria dos locais aceita cartão de crédito.
Outro restaurante que recomendo é o Domingos. Ele é bem decorado, romântico, com excelente comida, principalmente as sobremesas, e sempre tem alguém tocando músicas tops no piano. Muito bom. Tem que conhecer esse local.


Agora, para quem gosta de crepe, tem o La Crêperie. Muito bom. Ambiente legal, descontraído e bem agradável. O preço é bem razoável.
Saindo um pouco da parte gastronômica, voltemos as praias do litoral Pernambuco.
Conhecemos também a famosa Praia dos Carneiros, que fica em Tamandaré. Fizemos o passeio de balsa por uma empresa de turismo, que estava incluído também o almoço, passamos por alguns bolsões de areia no meio do mar e tomamos banho de argila em uma ilha no meio do caminho para a praia. Não acho que valeu muito a pena fazer o passeio por uma empresa de turismo. O almoço foi bem razoável e pagamos muito caro pelo pacote. Deste modo, é melhor pegar uma balsa para esta praia ou então chegar lá por uma estrada de terra.



Contudo, os bares que ficam na Praia dos Carneiros são bem caros. O mais famoso é o Bora Bora. Não vale o preço que cobram. Muito caro!!!
         Essa praia figurou durante muito tempo no ranking da revista Quatro Rodas como uma das 10 praias mais bonitas do Brasil. Acho que esse título é merecido. Visitei várias praias no nordeste e, com certeza, ela está entre as mais bonitas.





           Enfim, é um passeio que pode ser feito em um fim de semana. Agora, como é um destino turístico muito conhecido, não é barato.


           
         
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário