domingo, 26 de janeiro de 2014

Florença - Símbolo do Renascimento - Parte I

Canal de Florença 

A região da Toscana abriga um dos símbolos do renascimento cultural, Florença. Quando pensamos na Itália, automaticamente essa região passa na nossa cabeça. Uma cidade linda, colorida, florida, romântica e que respira cultura.

Nesse local, encontram-se muitas das mais importantes obras do período de ouro da Europa, o renascimento. Não precisa visitar nenhum museu local para descobrir isso. Apenas basta andar pelas ruas da cidade e respirar cultura, como passear pela principal praça da cidade que tem várias obras originais e réplicas italianas, inclusive imitações gregas.


Praça Vecchio

Réplica de Davi

Existem inúmeras igrejas, todas com valor histórico e com obras de artistas famosos como: Bernini, Michelangelo, Vasari, Rafael, Bramante, Botticelli e um tal de Leonardo da Vinci. 

Obs.: As dicas dos locais para os amantes de arte serão mencionadas na postagem que será feita pela minha esposa.

Na praça Vecchio fica o palácio de mesmo nome, que tem várias obras italianas (Vasari, Bronzino etc.) e encontra-se uma réplica de Davi - que não tem nem comparação com o original. O museu que está dentro do palácio é muito bonito, com vários quadros na parede e no teto, além de, claro, inúmeras esculturas.


Museu do Palácio Vecchio

Teto do museu

Escultura

Bem perto da praça Vecchio fica a catedral de Florença - Duomo Santa Maria del Fiore - uma das igrejas mais impressionantes da Itália, junto com a catedral de Siena e a basílica de São Pedro.

A catedral é enorme!!! O exterior tem detalhes tão delicados e precisos que dá para imaginar o trabalho dispendido para terminar essa imensa obra.

Florença e Siena eram as cidades mais importantes da Toscana e disputavam também o título de capital do renascimento. Deste modo, os governantes queriam fazer a maior e mais bonita catedral para deixar claro a sua superioridade na riqueza e cultura. 

Na minha opinião, o exterior da catedral de Florença é imbatível, já o interior da de Siena impressiona muito mais por ser quase toda decorada nas cores preto e branco.

A cúpula da catedral foi feita pelo arquiteto Brunelleschi e em toda a construção impera o estilo gótico.
  
Duomo de Florença

Porta da catedral

Riqueza de detalhes

Interior da cúpula com afresco de Giorgio Vasari e Federico Zuccari, representando o Juízo Final.

Nave central

Na frente da catedral fica localizado o batistério de São João, o qual foi construído em formato octogonal para simbolizar o oitavo dia, ou seja, o tempo da Ascensão de Cristo. Simboliza, ainda, a vida eterna, que é dada pelo batismo. 

O exterior tem portas de bronze magníficas, mas o interior... feito por Donatello, lembrando o Panteão Romano, com luzes entrando por pequenas janelas e no topo... Surreal! O teto em forma de mosaico é belíssimo e retrata o Julgamento Final, com a representação de cenas de castigos horríveis para os pecadores, inclusive dizem que Dante Alighieri baseou sua obra "Inferno" neste teto.


O teto do batistério em forma de mosaico

Altar do batistério de São João

Outra igreja que vale a pena ser visitada é a basílica de Santa Cruz (basílica di Santa Croce), que apesar do interior não impressionar tanto, muitos notáveis da época estão enterrados lá, quais sejam, Michelangelo, Maquiavel, Dante Alighieri etc.


Na frente da basílica de Santa Cruz

Túmulo de Michelangelo na basílica di Santa Croce

Túmulo de Galileu Galilei

Túmulo de Dante Alighieri

Túmulo de Nicolau Maquiavel

A viagem pela Florença continua na próxima postagem...

2 comentários: