terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Dicas para aproveitar João Pessoa no verão - Por Elisa Alencar

Vista de Jampa

Depois de muitos pedidos de amigos de dicas de passeios, restaurantes, bares, atrações e etc. em João Pessoa, resolvi publicar minhas impressões sobre minha cidade natal. 



É importante ressaltar que Jampa, como é carinhosamente conhecida, é um destino turístico que tem algumas das praias mais lindas que já vi na vida.

Ruas/regiões:

Pôr do Sol no Jacaré

* Jacaré: É uma região de mangue que tem alguns bares com música ao vivo. Vale a pena ir no fim da tarde (que em JP acontece de 17:00) para ouvir Jurandir do Sax tocar o Bolero de Ravel enquanto o sol se põe no rio. É um ótimo passeio! Fica próximo a praia de Intermares.

Bolero de Ravel tocado por Jurandir do Sax na sua canoa
* Mag shopping: fica na orla da praia de Manaíra. É um shopping aberto, muito legal para fazer um lanchinho ou pegar um cinema. Lá tem também tem o Real Botequim, um barzinho bem bonzinho.



Edson Ramalho: é uma avenida bonitinha, que tem lojas de marca legal e alguns restaurantes. Boa para fazer compras. 

Shopping Manaíra: o maior shopping da cidade. Não é bonito. Só vale a pena ir se precisar comprar algo. 

Centro histórico: Só vale a pena conhecer se a pessoa tiver muito tempo. Eu acho bonito, mas não é muito turístico e não tem muito o que fazer. Às vezes tem shows alternativos à noite – aí vale a pena (pelo menos valia na minha época).


Praias:

Antes de ir a praia é bom checar a tábua das marés (http://www.mar.mil.br/dhn/chm/box-previsao-mare/tabuas/) para ver se o mar está raso. Buscar: Porto de Cabedelo.


Pra quem vai passar pouco tempo, acho legal tentar ir primeiro nas praias do litoral norte e do litoral sul. Se der, um passeio de barco até a Ilha de Areia Vermelha é muito top. Mas não pode esquecer o filtro solar porque é muuuuito quente lá!

Praias do litoral norte: A melhor praia para tomar banho é Camboinha. Em Camboinha II tem um bar chamado Marujo que é muito legal. A comida não é ótima, mas o ambiente é muito bom, super turístico - é no bar do Marujo que se pega o barco para a ilha de areia vermelha.

Ainda no litoral norte, tem a praia de Ponta de Campina (fica depois de Intermares). Lá tem um bar chamado Lovina que é “estilo Trancoso”. A praia é linda nesse lugar (eu morava lá).

Na praia do Poço tem um bar bem legal chamado Cybele. A comida é boa e fica numa praia bonita e acessível de carro, entretanto não é a melhor para tomar banho de mar. Outro bar legal é o Badionaldo: é a melhor comida da praia. Super recomendo o ensopado de caranguejo ou o caranguejo ao molho de coco. Bom também para uma cervejinha. Vale a pena ir para comer. 

No Bessa a pessoa pode ficar no Golfinho (bem jovem e badalado), além de ter uma excelente estrutura de bar de praia. 

Na praia de Cabedelo tem um barzinho muito bom chamado bar das meninas. A praia na frente é muito bonita e bem tranquila. Esta localidade foge do circuito turístico tradicional e não é muito lotado como nas praias mais famosas.


Praia de Cabedelo - Em frente ao Bar das Meninas

Praias do litoral sul: são praias mais distantes da cidade. As praias principais são Tambaba, Coqueirinho e Carapibus. Coqueirinho é a melhor - tem mais estrutura e tem um restaurante famoso chamado Canyon que é bom.



Ilha de Areia vermelha e Ilha de Picãozinho: vale muito a pena ir na maré baixa. Tem que pegar barco – na cidade você encontra passeios de excursão.


Praias urbanas: 

As praias de Tambaú e Manaíra são poluídas. Não dá pra tomar banho. É legal dar uma volta na calcadinha de manhã cedo ou no fim da tarde e tomar um coco nas barraquinhas. 

A praia de cabo branco não é poluída e é a melhor praia urbana para banho. No final da praia do cabo branco (direção oposta a praia do bessa) tem uma região muito bonita com corais. É bom só ir se a maré estiver bem baixa (no máximo 0.5m) porque as pedras podem machucar na maré alta.

Praia de Cabo Branco

Restaurantes:



Pontal do Cabo: no final da praia do Cabo Branco. Bom para comer um peixinho. A praia é boa mas não é a melhor para banho. 

Gulliver Mar: fica ao lado do Pontal do Cabo. Bom pra comer frutos do mar – meio carinho, estilo Brasília. Muito bonito e muito gostoso.

Restaurante Gulliver Mar

Empório Gourmet: é um restaurante mais arrumadinho, de comida contemporânea. Tem uma boa adega. Fica na avenida Edson Ramalho. 



Adega do Alfredo: fica próximo ao Hotel tambaú. É um dos restaurantes mais tradicionais de JP. Bom pra jantar. Boa adega. 

Picanha do Bastos Gold: fica na orla de Tambaú. Tem o sistema de buffet e rodízio. A carne é gostosa. 

Pizarias/comida italiana: Sapore d'itália (cabo branco), famiglia muccini (tambaú) e pizza do paulista (bessa) e Appettito Trattoria (atrás da feirinha de Tambaú).

Mangai (Manaíra).

Nau frutos do mar (Manaíra) - do mesmo dono do Mangai.

Tasca da Esquina (Manaíra) e Casa do Bacalhau – são dois restaurantes portugueses - não muito barato – os dois muito recomendados.

Barzinhos:

Bar da devassa - Tambaú.

Dona Branca - para tomar cachaça. Tem vários sabores. Uma delícia. Fica no Bessa e é bem lotado, então, tem que chegar cedo. 

Real Botequim - no mag shopping, na orla de Manaíra. 

Lovina - na praia de Ponta de Campina. Para ir no happy hour ou para tomar banho de mar. 

Chopp Time - no Bessa.

Republik Pub – é um pub. Nunca fui, mas dizem que é bom.

Bessa Grill – é um bar mais animado – o povo gosta (eu não adoro). 

Comidinhas: 

Confeitiço: acho a melhor doceria de Jampa. Tão boa quanto as docerias de Brasília.

Fina Fatia: Tem uns lanchinhos mais leves, tipo rap, pizza, sanduíche, sucos. Fica na av. Nego. 

Croasonho: conheci agora e é uma delicia. Só vende croissant recheado. Os doces são deliciosos. Fica na orla da praia do Cabo Branco. 

Empadinhas Barnabé: tem em vários lugares. Tem um na orla da praia do Cabo Branco. 

Manaçaí: para comer açaí. Fica na orla da praia do Cabo Branco. 

Sorvetes: Friberg (Tambaú) é a sorveteria mais famosa da cidade; Friandise (no Bessa).

Alice Tortas: doceria na praia de Cabo Branco. Se for, pedir a torta dois amores. É uma delícia.

Tia Nila: doceria, fica em frente ao restaurante Casa do Bacalhau em Manaíra. 

Fette di amore: Não fui, mas dizem que é uma doceria muito boa. Fica no bairro de Manaíra, perto do hotel Verde Green.

4 comentários:

  1. Rapaz, sou de João Pessoa e achei vários erros na sua postagem. Inclusive dizer que o Mag Shopping é na orla de Tambaú!

    ResponderExcluir
  2. Thiago, já consertei os bairros. Percebi que tinha confundido muitos locais que eram em Tambaú com Manaíra e vice-versa. Também sou pessoense e moro atualmente em Brasília. Obrigado por avisar.

    ResponderExcluir