segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Impressões da antiga cidade dos magiares: Budapeste - Por José Menezes

A viagem que fizemos foi a partir de Viena utilizando um avião do tipo turboélice. Esta é uma das formas de chegar à Budapeste. Após aproximadamente uns 40 minutos de viagem conseguimos visualizar as primeiras imagens da capital da Hungria, em que se destaca a encantadora vista do Rio Danúbio com suas belas pontes centenárias.  
Em Budapeste, o aeroporto não convence muito, principalmente quando se compara ao de Viena, já que não demonstra ser muito grande nem muito moderno. Mas é sempre bom lembrar que o aeroporto de uma cidade não pode dizer tudo dela. Belas surpresas para o viajante podem ser aguardadas em cidades de aeroportos pequenos e acanhadas.
Na Foto a seguir, temos uma imagem panorâmica de Budapeste.


O percurso do aeroporto para o centro de Budapeste é de aproximadamente 25 Km e o motorista, um senhor que falava com fluência o inglês, como alias, a grande maioria das pessoas que encontramos na  nossa estada de 4 dias, voluntariamente e com aparente boa vontade ia nos mostrando, ao longo do percurso, alguns pontos de destaque da cidade, intercalando as informações turísticas com alguns comentários políticos a respeito do governo, da União Europeia e da economia da Hungria.  
Inicialmente, as primeiras imagens não eram muito bonitas e um pouco de decepção era visível na expressão do rosto de minha esposa e companheira de viagens à medida que atravessávamos os bairros da periferia da cidade. Confesso que fiquei também um pouco apreensível, mas essa sensação breve iria ser dissipada a partir do instante em que alcançamos o centro da cidade, com suas avenidas largas e arborizadas. Lá estavam todos os elementos típicos de uma cidade europeia: as bicicletas, o intenso movimento de carros, as lanchonetes e doçarias encravadas em prédios antigos, as pessoas bem vestidas, os muitos ônibus de turismo apinhados de passageiros de variadas feições.
Chegamos ao Hotel K+K Budapest, localizado na rua paralela à bela Rua Andrássy (Andrássy Utca). A localização central do nosso hotel revelou-se muito útil nas nossas incursões pela zona central da cidade já que todos os pontos importantes para conhecer em Budapeste ficam em um raio de aproximadamente 6 quilômetros do hotel, o que nos deu uma grande autonomia para aproveitarmos o melhor da cidade sem necessidade de táxis.
Como se sabe, Budapeste é formado por uma parte que contem maior presença de edificações históricas, que é chamada de Buda, e outra parte mais moderna, chamada de Peste. O que separa as duas partes da cidade é o Rio Danúbio.
Em Buda almoçamos em um simpático restaurante na principal rua deste pedaço da cidade. A foto a seguir mostra alguns destes restaurantes.


Um dos pratos mais apreciados pelos turistas é à base de galinha com um molho muito gostoso. Se o turista quiser feijão e arroz é mais difícil encontrar. Outro prato típico da Hungria é o nosso conhecido cozido, que é feito com carne cozinhada com legumes.
Em Buda, a principal atração é o Castelo dos antigos reis, mostrado na foto a seguir, que fica nas imediações da casa ocupada pelo Primeiro-Ministro da Hungria. Interessante observar o ritual de troca de guardas neste último edifício.


             Outro destaque é o Bastião dos pescadores, visto a seguir.


Ainda em Buda, a igreja de São Matias é um belo destaque. Impossível passar despercebido por este belo exemplo da arquitetura gótica, como pode ser visto na foto a seguir.


Procuramos seguir o roteiro sugerido pelo blog do Boteco do Bal, que tinha uma programação muito bem pensada e adequada para uma visita de 4 dias
Em Peste, a parte mais moderna da cidade, um dos destaques é o prédio do Parlamento, visto na foto a seguir que fizemos a partir do Castelo situado em Buda.


O Húngaro, ao contrário do que pensávamos antes  de viajar é na verdade bem humorado e comunicativo. Pode-se ter uma boa ideia da irreverência da população de Budapeste pela foto a seguir, que mostra um barzinho móvel, onde os clientes bebem e pedalam pelas ruas da cidade.


Também em Peste é bom conhecer a Rua Vaci (Vaci Utca), que é uma rua de comércio e de bons restaurantes e é muito fácil de ser localizada. A foto a seguir mostra uma parte desta rua.



Ainda na Rua Vaci, podemos encontrar a Confeitaria Gerbaud, uma das melhores da cidade, conhecida pelos cafés e  deliciosos doces.


 Também muito interessante é a visita ao Parque dos Heróis, que mostra as principais personagens da história da Hungria.


Outra foto do Parque dos Herois é mostrada a seguir.


Como há sempre uma hora da partida, após 4 dias, nos despedimos de Budapeste trazendo fotos e saudades de uma cidade acolhedora e muito bonita. Talvez um dia, quem sabe, poderemos retornar novamente à terra dos antigos magiares.

Foram utilizadas as sugestões de roteiro de viagem propostas pelo blog para a cidade de Budapeste contidas nas seguintes postagens: Sugestão Roteiro Budapeste I e Sugestão Roteiro Budapeste II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário