domingo, 22 de junho de 2014

Que remédios levar numa viagem? - por Débora Alencar

     

          
     Pra sorte de Bal, ele tem uma cunhada médica (eu!) para quem ele liga TODAS as vezes que viaja, perguntando a lista de remédios que ele tem que levar com ele!! Como eu sei que isso é uma dúvida de várias pessoas, resolvi dar uma contribuída com o blog dando dicas sobre remédios indispensáveis e que você TEM que colocar na mala (mesmo que isso lhe faça levar um sapato a menos!rs) Organizar os medicamentos que você vai precisar é indispensável porque, caso viaje para o exterior, muitas vezes, você não vai conseguir comprar os nada lá sem receita carimbada pelo médico do país que você estiver. E ninguém merece ter que ir ao hospital em plena férias!

1. ANTIALÉRGICO SEMPRE! 

   Os antialérgicos são o tipo de remédio que devem estar na sua necessarie, do lado daquele batom predileto. Não é pra "intucar" ele na mala que você vai despachar e sabe-lá-Deus quando vai pegar de volta! O que eu indico é a loratadina porque você toma 1 comprimido 1x/dia e não dá nadinha de sono! Mas se vocÊ não se importa e até prefere remédio que te dá uma "derrubada", pode tomar o polaramine (dexclorfeniramina) ou o hixizine! 

2. CORTICÓIDE

    Caso você tenha alguma crise alérgica na viagem, o antialérgico sozinho nem sempre resolve! Então é sempre bom levar algum corticoide também...Eles são muito úteis nas crises de asma, nas alergias, nas sinusites, nas amigdalites, nas tendinites...e quase todas as "ites" por aí! rs!  Pode comprar a prednisona ou a prednisolona, que são excelentes!

3. ANTIINFLAMATÓRIOS

    Nimesulida, ibuprofeno (alivium), meloxican, profenid são antiinflamatórios excelentes que podem ser utilizados quando alguma parte do seu corpo decidir inflamar!

4. ANTIBIÓTICOS

   Aí não tem jeito, tem que ir no médico para conseguir a receita...mas os mais indicados para serem levados são amoxacilina e azitromicina que são ótimos para otites, amigdalites e sinusites... e a cefalexina para aquelas perebas da pele que inflamam e criam pus (furúnculos, eca!) 

5. ANTIFÚNGICOS 

    FLUCONAZOL OU ITRACONAZOL são remédios indispensáveis se você é mulher e decide ir pra alguma cidade de praia, com muita umidade e calor intenso! Nessas áreas, as mulheres geralmente tem a flora vaginal alterada e ficam mais suscetiveis para adquirir uma candidiase, que dá uma coceirinha chata! Sem estresse, você toma um comprimido de flucanozal e pronto! VocÊ vai ficar boa em até 3 dias! 

6. POMADINHAS MILAGROSAS

   Pomadas com corticoide, antifungico e antibiotico também são sempre bem vindas! É sempre bom ter um Candicort com vocÊ (que tem antifungico e corticoide) para aquelas perebinhas de pele que aparecem do nada e dão uma coceira e uma inflamadinha! De pomadinha milagrosa, cito ainda o polaramine que tem um efeito antialérgico incrível pras picadas de insetos!

7. ANTIEMÉTICOS 

   VONAU, DRAMIM E PLASIL ajudam a prevenir e cortar as náuseas e vômitos se você é um daqueles que costuma enjoar no vôo, no barco, ou se tem um paladar phyno e costuma passar mal se come alguma coisa muito suspeita no meio da rua (que, por sinal, são sempre uma delicinha!rs)

8. CONTRA "ESTÔMAGO PESADO" E BARRIGA ESTUFADA

   Ai vale tomar uma simeticona (luftal!) para não passar o dia inteiro passando o mal e com a barriga estufada! 

9. COLÍRIOS

   Se você vai viajar para algum canto muito seco, recomendo levar além de um hidratante labial, um colírio para evitar secura intensa nos olhos _ Fresh Tears, Systane, Lacrifilm...

10. PARA USAR NO NARIZ QUANDO ESTÁ GRIPADO E NÃO PÁRA DE ESPIRRAR

  Ai você pode comprar qualquer spray que tenha soro fisiológico, como Salsep, Maresis, Rinossoro... mas só os que tem efeito vasocontritor, como Sorine adulto, ajudam a desobstruir as vias aéreas e dão alivio imediato!

11. ANALGÉSICOS E ANTITÉRMICOS

   OS INDISPENSÁVEIS! Ai vai o da sua prefêrencia.. pode ser Alivium, paracetamol (Tylenol), dipirona (Novalgina), buscopan, dorflex...

12. PARA DORES MUSCULARES

    Tandrilax, Miosan (Que dá um sono danado!), Alginac... +  aqueles sprays que tem componente antiinflamatorio como Salonpas (ótimo, mas tem um cheiro muito forte), Biofenac, Cataflan para passar no local que está incomodando muito.

13. ANTIÁCIDOS

   Omeprazol, ranitidina, domperidona, bromoprida....são muito bons se você vai comer comidas muito carregadas a noite e acaba tendo um refluxo louco que atrapalha seu sono e seu bem estar! 

14. ENGOV

    Pra tomar antes do vinho importado (ou carretÊÊÊro), da cervejada, ou da cachaçada e não quer perder o dia seguinte de ressaca!! Ai você toma 1 cp de engov antes da bebida e 1 cp de engov depois.

15. KIT URGÊNCIA  

  Band aid, esparadrapo, tesourinhas, gazes, FILTRO SOLAR HIDRATANTE, são sempre essenciais e devem ser levados!

****** OBS***** De todo jeito, sempre deve-se procurar um médico a fim de levar os remédios que ele indicar que melhor se aplicam a cada caso!! Ah...e se você costuma tomar algum remédio diariamente, como para pressão, diabetes, e colesterol...nem preciso dizer que eles também são obrigatórios, né?!  


Em caso de dúvidas, pode mandar email para mim! (debora_alencar@hotmail.com)

Um comentário: